Dicas Úteis

Passeios:

  • PRAINHA acesso ao final da Praia da Ribeira, por trilha, 40 minutos de caminhada (necessário guia). Praia linda, com ondas, mas sem estrutura, tem apenas uma barraca que vende bebida e alguma fruta. É bom levar uma mochilinha com alguns petiscos. Só não esqueça de trazer o seu lixo de volta!! 😉
  • JERIBUCAÇU: acesso no km 6, saída da cidade sentido Ilhéus, logo após a rotatória, entra a esquerda no bairro e segue por cerca de 3km em estrada de chão batido. Ao final dessa estrada tem-se um estacionamento em que se deixa o carro e vai caminhando pela trilha (ingrime e escorregadia em dias de chuva) por cerca de 25 minutos. A praia é linda, boas ondas pra surfe, tem um pequeno riozinho que desemboca na praia formando uma piscina para as crianças. A praia tem uma barraca que vende peixe assado na brasa que é muito gostoso. Também vale levar uma mochilinha com alguns petiscos.
  • 4 PRAIAS: nesse passeios você vai conhecer Engenhoca (boas ondas-surfe), Havaizinho/Camboa (na mare seca forma piscinas naturais) são bem pequenas e depois numa trilha um pouco maior tem-se Itacarezinho que é uma praia extensa, com uma faixa de areia maior. Lá tem um restaurante que cobra uma consumação minima por pessoa para usufruir da estrutura. Ou ainda tem algumas barracas na praia que voce pode ter acesso algum lanche. No Itacarezinho dá pra ir  de carro também, caso não queira ir pela trilha. O estacionamento tem um custo em torno de R$ 40,00 e voce estaciona o carro lá embaixo. Uma boa opção para passar o dia quando se tem crianças.
  • TAIPUS DE FORA: passeio na peninsula de Maraú que voce faz com Land Rover (pode ir de carro tambem em época seca). São 40 km de estrada de chão (bastante ruim) para se chegar, mas é um passeio imperdível. Lá voce vai encontrar uma barreira de coral que quando a maré seca forma uma piscina natural linda cheia de peixinhos e um visual de arrancar o folego. Contudo, verifique a tábua de maré antes, pois os passeios geralmente são em semanas alternadas.
  • BARRA GRANDE: passeio também imperdível, passar o dia em algum dos restaurantes desse lugar. Nós do Embaú indicamos que você vá ate Camamu e lá pegue uma lancha rápida (40 minutos). Chegando no pier em Barra Grande, se desloque para o lado esquerdo até a ponta. Lá é divino, e tem um por do sol de arrancar suspiros. Só não esqueça de verificar o ultimo horário da lancha que volta para Camamu, senão você terá que fazer o sacrifício de ficar nesse lugar!! rss. Se quiser também temos contato do pessoal que tem lancha e poderá fechar a lancha para você e seu grupo. Aí alem de Barra Grande vocês poderão conhecer outras praias próximas.
  • 4 ILHAS: esse passeio sai de Camamu e lá você pegará um scuna onde irá visitar a Ilha da Pedra furada, Ilha do Sapinho, Ilha do Goió, Barra grande e num desse locais é feito uma parada maior para almoço. Passeio muito legal para pessoal que tem crianças, pois vai parando para banho.
  • CACHOEIRAS: em torno de Itacaré temos algumas cachoeiras: Tijuipe, Usina, Bom Sossego, Cleandro. Nesses passeios tem-se restaurante dentro do parque em que você poderá passar o dia.
  • PÉ DE SERRA nós do Embaú também gostamos de indicar o passeio até o pé de serra. Fica 30km de Itacaré sentido Ilhéus. Lá você vai encontrar uma imensa praia deserta, ótima pra banho. Caso tenha interesse em ficar numa estrutura de restaurante indicamos o Paraíso. Senão poderá acessar alguma ruazinha no entorno que da acessoa a praia.

Itacaré

  • CHEGANDO EM ITACARÉ: o acesso mais fácil a Itacaré é pelo aeroporto de Ilhéus que fica 65km (1:20 de carro) de distancia. Tem também o aeroporto de Salvador que muitas vezes possui tarifas de voos bastante atrativas, porem o acesso a Itacaré leva em torno de 6 horas de viagem (de carro por acesso ao ferry com hora marcada), sendo bastante cansativo. Fora avião tem muitas pessoas que vêm de carro. Só fazemos um alerta para o acesso pela estrada de Ubaitaba. É uma estrada de chão bastante ruim, que encurtaria a viagem, mas dá uma dor de cabeça danada.
  • UTILIDADES: Itacaré tem: Banco do Brasil, Caixa Economica, Bradesco e Banco 24h. Não temos redes grandes de farmacias, então é bom trazer o que precisa. Uso de repelentes é imprescindível por aqui. Uso de protetor solar fator 30 ou mais, boné, calçados confortáveis também. A temperatura em Itacaré no verão é quente mas não chega a ser aquele calor abafado. No inverno é quente tambem, contudo a noite tem uma leve brisa que pode ser necessario um casaco/blusa leve, mas nada que roupas pesadas.
  • ALUGUEL DE CARRO: nós do Embaú costumamos dizer que não se usa carro dentro da cidade, mas se voce for se aventurar nos passeis aí sim terá que utilizar. Aí muitas pessoas nos ligam perguntando se vale a pena. Depende…Aqui temos agencia de passeios em que voce tem o conforto de o pessoal de pegar no Flat, te guiar nas trilhas e te deixar de volta, porem pra tudo tem horario e os passeios são pagos por pessoa (em torno de 60,00 Uns um pouco mais outros menos). De carro voce não está suijeito aos horarios e pode ir e voltar no seu ritmo, contudo voce deverá saber onde ficam os lugares. Tem tambem a questão do transfer do aeroporto de Ilheus que custa em torno de R$ 170,00 o trecho (temos contato do pessoal que faz, pode solicitar).Então o aluguel do carro pode ser interessante ou não, nós aqui apontamos alguns pros e contras para que voce possa refletir e ver qual é mais vantagem para voce e sua familia. Agora se for alugar carro, indicamos que peguem em Ilhéus ou Salvador e venham, aqui na cidade é complicado para alugar.
  • RESTAURANTES: Nós do Embaú gostamos: Creperia do Tio Gu (lanche e crepe excelente qualidade), Banana’s Gourmet (banana recheada muito boa), Sabores da Bahia (Comida a la carte preço bom e bem servido) Recanto da Arte (melhor pizza), Manga Rosa (pratos individuais bastante saborosos e ambiente legal), Mediterraneo (restaurante Italiano com bons frutos do mar), Jiló (comida a la carte com pratos do dia, pouca variedade de cardápio, mas excelente sabor) Flor do cacau  (comida a la carte com prato bemmmm servidos, preço bem atrativo)